domingo, 21 de março de 2010

Evolução do Ensino da Matemática II - O Início

Ensino de 1960  
Um camponês vende um saco de batatas por 100 cruzeiros. As suas despesas de produção elevam-se a 4/5 do preço de venda. Qual é o seu lucro?

Ensino tradicional de 1970  
Um camponês vende um saco de batatas por 100 cruzeiros novos. As suas despesas de produção elevam-se a 4/5 do preço de venda, ou seja, 80 cruzeiros novos. Qual é o seu lucro?

Ensino moderno de 1970  
Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é igual a 100 e cada elemento de M vale um franco. Desenha 100 pontos que representem os elementos do conjunto M. O conjunto C dos custos de produção compreende menos 20 pontos que o conjunto M. Representa o conjunto C como um subconjunto M e responde à seguinte pergunta: Qual é o cardinal do conjunto L? (Escreva-o a vermelho).

Ensino renovado de 1980
Um agricultor vende um saco de batatas por 100 cruzeiros. Os custos de produção elevam-se a 80 cruzeiros e o lucro é de 20 cruzeiros. Trabalho a realizar: sublinha a palavra «batatas» e discute-a com teu colega de carteira.

Ensino reformado de 1990 
Um kampunes kapitalista privilijiado enriquesse injustamente em 20 crusados novos num çaco de batatas, analiza o testo e procura os erros de kontiudo de gramatica, de ortografia, de pontuassão e em ceguida dis o que penças desta maneira de enriquesser."
O Expresso, 20/02/93